Pilares do Programa - Formação de MultiplicadoresFormação de Multiplicadores
Google+

Pilares do Programa

MÉTODO DOS 4 PASSOS DO FACILITADOR COACH ©

O método dos 4 passos é uma metodologia SIMPLES e PROFUNDA DE FACILITAÇÃO HUMANIZADA e ANDRAGÓGICA para conduzir processos de aprendizagem e mudança.
Por intermédio dos 4 passos, quando praticado, é possível potencializar o desenvolvimento das pessoas por intermédio de debates focados e produtivos, levando o grupo a REFLEXÕES PROFUNDAS e SISTÊMICAS que ampliam o APRENDIZADO e a CONSCIÊNCIA.

Maior interação proporcionada pela facilitação, significa maior engajamento e participação. Isso tornará o seu treinamento mais dinâmico e interessante para as pessoas.

Um dos maiores desafios dos Facilitadores atualmente é como estruturar um treinamento ou um curso de modo efetivo. O objetivo do método é também fornecer uma rota e uma estrutura para tornar essa preparação mais fácil e eficaz.

O método dos 4 passos também visa:

  • Lidar com as RESISTÊNCIAS e comportamentos difíceis dos participantes.
  • Realizar DIÁLOGOS FOCADOS, reflexivos e produtivos.
  • Facilitar a COMPREENSÃO de ideias complexas ou de conteúdos densos.
  • Gerenciar estados que facilitam a APRENDIZAGEM PROFUNDA.
  • Utilizar HISTÓRIAS PODEROSAS e a arte a serviço da transformação interior.
  • Atuar de modo ANDRAGÓGICO durante a facilitação.
  • Propiciar engajamento mental ATIVO.
  • Utilizar PERGUNTAS e questionamentos de modo efetivo para que os participantes encontrem as respostas dentro de si mesmos.
  • Inspirar à AÇÃO, a novos hábitos e à mudança.
  • Catalisar o uso da IMAGINAÇÃO e da CRIATIVIDADE ao invés da memorização de conceitos.

APROVADO E TESTADO POR CENTENAS DE FACILITADORES DE TODO BRASIL COM DISTINTAS QUALIFICAÇÕES. 

Segundo Rafael Albertoni, Empreendedor digital e referência na sua área: “O método dos 4 passos é uma nova abordagem de educação. Me trouxe outra visão para ensinar.”

De acordo com Danielle Martins do Carmo, Instrutora de Treinamento de Juiz de Fora/MG: “Destaco os 4 passos como grande ferramenta para os que ministram treinamentos, pois com certeza o trabalho ficará muito mais produtivo e harmonioso. O que mais gostei foi interação com o grupo, vitalizadores e a troca entre os participantes e instrutores.”

Para Jaélcio José Escaliante, Analista Judiciário do TRE/SP: “O curso foi importante para organizar melhor a forma como vou passar o conteúdo no próximo treinamento. Importante também para saber como preparar o material e quais os assuntos que devem ser abordados com mais atenção. O que mais gostei foi da forma como o conteúdo foi passado, o conhecimento dos facilitadores e a interação com os participantes. Parabéns e obrigado!”

Na opinião de Ricardo Braga de Andrade, Ex CEO de São Paulo/SP: “O curso foi dado de forma muito didática e assertiva. A metodologia dos 4 passos permite que o processo de facilitação tenha uma excelente estrutura. Além de conteúdo muito relevante, o curso proporcionou também momentos de reflexão que estimulam o meu crescimento pessoal e profissional”.

Segundo Silvana Esteves Alves, Psicopedagoga de Juiz de Fora/MG: “A metodologia dos 4 passos é fantástica e metaforicamente falando… ‘O facilitador coach é como uma janela que revela novos horizontes’. O que mais gostei foi da organização, metodologia e a leveza que foi repassado o conteúdo.”

Segundo Rogério Aparecido Lopes, Empreendedor de Presidente Prudente/SP: “O método dos 4 passos é uma metodologia que ajudará nossa empresa dar um salto de performance nos nossos cursos. Um curso que resgatou talentos que haviam se perdido no tempo. O que mais gostei foi carinho, seriedade e competência dos Facilitadores.”

AUTOGESTÃO DO FACILITADOR

Por que a autogestão é tão importante? A autogestão permite que o Facilitador permaneça sereno e praticamente imperturbável durante o treinamento.

Realizar um curso, um workshop, uma reunião ou um treinamento nos dias atuais é um imenso desafio. Ter conhecimento sobre o tema não é suficiente. É só o início. Nem tudo são flores, quando estamos trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Espinhos existem sim.

Participantes com estado mental impróprio para o aprendizado, inquietos e distraídos, pessoas que acham que”sabem tudo”, medo da mudança, resistências ao aprendizado, baixa maturidade, indivíduos que falam demais e interrompem a todo momento emperrando o fluir do aprendizado. Você já passou por isso?

Lidar com pessoas é altamente complexo e desafiador. Muitas, são governadas por aflições, preocupações e emoções nem sempre positivas. Alguns participantes podem chegar no seu curso com um alto nível de stress e acabar promovendo um clima inadequado para aprendizagem.

Como lidar com isso sem perder o controle sobre si mesmo?

Por isso, o preparo mental do Facilitador é essencial  para que este se mantenha calmo, sereno e focado, mesmo frente a situações difíceis ou ao receber críticas de participantes resistentes e hostis.

Esse pilar visa paramentar o participante com estratégias para gerenciar seu estado mental antes e durante o treinamento.

Isso vai proporcionar tranquilidade, concentração, atenção plena, confiança e maior desempenho.

De acordo com Iamara de Oliveira Zambrano do Banrisul de Porto Alegre/RS: “Esse curso não tem cunho apenas profissional, é uma lição para a vida. São técnicas, metodologias aplicáveis no dia a dia conduzidas de modo sereno, objetivo e incentivando as potencialidades. O que mais gostei foi da sintonia entre os instrutores, a naturalidade com a condução do conteúdo, bem como objetividade”. 

Segundo Luciana Tavares Martins, Analista de Treinamento do Hospital Bandeirantes de São Paulo/SP: “Excelente. Vou aplicar não só profissionalmente, mas também na minha vida pessoal. O que mais gostei foi interação dos facilitadores com o grupo, abertura para expormos dúvidas e esclarecê-las e facilidade para transmitir o conteúdo de maneira clara e calma.”

Para a psicóloga Silmara Mezzomo: “Este curso foi fantástico. Com certeza o melhor curso que já realizei. Gerou novos aprendizados e principalmente muita reflexão para mudanças. Parabéns pela ética, profissionalismo, competência, dedicação e motivação. Obrigado, obrigado e obrigado!”

De acordo com Jéssica Alves Rebello, Psicóloga e Empresária da Volare Desenvolvimento de Salvador/BA:  “Metodologia criativa e assertividade no conteúdo, bem como inovação e consistência. Os facilitadores passam segurança e confiança. O que mais gostei foi da metodologia, clareza e autenticidade do conteúdo.”

 

GESTÃO SISTÊMICA DE GRUPOS

Lidar com grupos não é tão fácil. Na realidade é bem complexo, já que cada ser humano é um mundo próprio, com seus sistemas de crenças, valores e percepções da realidade.

Como manejar com maestria essa complexidade?

É justamente aí que o pilar gestão sistêmica de grupos se encaixa: para dar suporte ao Facilitador para que este supere o desafio de:

  •  Influenciar positivamente o grupo.
  • Ampliar as consciências.
  • Despertar para novas possibilidades.
  • Engajar os participantes em processos de mudança e aprendizagem.
  • Liderar com base na influência e não na posição ou autoridade.
  • Comunicar-se de modo pleno, com clareza, serenidade e presença mental.

Para tanto forneceremos excelentes referenciais que apoiarão o Facilitador na arte de conduzir grupos rumo a evolução, transformação e ao despertar de consciência.

Para Francisco Carlos Becsi, Analista do Ministério Público do Trabalho de Florianópolis/SC: “O curso agrega às informações e técnicas ensinadas, o despertar de uma consciência capaz de ampliar horizontes, revelando e promovendo reflexões sobre os potenciais humanos, possibilitando transformações em escala, tendo sido conduzido de forma serenamente ativa. É um curso de aprimoramento humano sobretudo.” 

De acordo com Suely Roma – Gestora de Recife/PE: “O curso tem aplicação que perpassa as convenções do que é apresentado no mercado, sendo extensivo a todas as rotinas profissionais e pessoais de qualquer ser humano. O que mais gostei foi da ênfase holística e condução harmoniosa.”

De acordo com Mayana dos Anjos Damiani, do Ministério Público do Trabalho: “Surpreendente, muito além das expectativas. Uma lição de vida, de aprendizado, uma “nova” forma de ensinar, mais simples, porém muito mais eficiente. Há algum tempo não participava de um curso que acrescentava tanto”.

De acordo com  Bento Roberto Pimentel de Albuquerque, Vice-Diretor da Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco e Diretor da J&B de Albuquerque Consultores – Recife/PE: “O curso me deu uma nova perspectiva do papel do Facilitador e me leva a adotar um novo posicionamento no planejamento e desenvolvimento de cursos de formação e capacitação de pessoas.”

Para Daniela Franzini da Rocha, Administradora de Maringá/PR: “O curso veio muito de encontro com o que eu procurava e atingiu o objetivo de ser transformador na minha vida e irá me propiciar transformar a vida de outras pessoas. O que mais gostei foi a forma de abordagem, serenidade dos facilitadores e ferramentas.”

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS EM VÍDEO

Fabiola Rumich

Jaiane Alves

Silvia Queiroz

Rita Berberian

Renata Lourdes

Tags:

No comments yet.

Deixe uma resposta